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Arquitetos: Ateliers O-S architectes, NAS architecture
- Área: 3800 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Cyrille Weiner
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Fabricantes: CARAYON, Otis, Thermasud
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Samuel Paty em Béziers é centrada em um forte paradigma que combina massividade e porosidade. Sua implantação é baseada no destaque de um volume limpo e longitudinal que se adapta à topografia do local. No coração do bairro Devèze, a escola primária é desenvolvida apenas em um único térreo, para oferecer uma escala humana. A cobertura é, portanto, uma verdadeira fachada em si mesmo, no sentido de que é tão visível quanto as elevações. A materialidade do concreto polido permite unificar esses diferentes planos em um todo, no qual a composição se mistura com seu volume.
Pela abstração da linearidade que se desenvolve, a interioridade resultante é destinada a ser fiel. Os serviços são fornecidos de acordo com a curva da cobertura e sempre em contato com a mesma materialidade mineral, contrabalançada por elementos estruturais de madeira.
Ao passar por esses primeiros corredores, as salas de aula se desenvolvem a uma altura generosa que é totalmente aberta para os pátios. Assim, a vida interior se traduz em uma leveza e porosidade específica para a recepção e supervisão das crianças. No topo das grandes treliças metálicas, a parte interna da escola primária é sequenciada. Os planos de vidro são posicionados para fechamento de acordo com essa estrutura e um telhado de chapa metálica cobre as áreas de aprendizagem.
O projeto é caracterizado por uma estrutura dupla, que é mineral e espessa do lado da cidade, e mais leve e metálica do lado do pátio, por dentro. O resultado é um volume híbrido que oferece um forte contraste com base em uma abertura para a paisagem interior, composta por playgrounds, jardins de aprendizagem e áreas de relaxamento. Projetado como uma topografia limpa, esses espaços ao ar livre se encontram com o volume formando terraços e declives os quais configuram um marco educacional único.
Desde o início do projeto, o foco tem sido preservar as grandes árvores existentes que estruturam o local. A entrada da escola e seu pátio estão localizados na junção do caminho de plátanos para o oeste e do caminho de pinheiros para o norte. Esta abundância de vida vegetal continua nos terrenos da escola sob uma grande cobertura perfurada por três grandes claraboias circulares que abriga as famílias do sol e da chuva. Projetado inteiramente em concreto, este espaço de convívio e espera é acompanhado por um jardim que guia as crianças do pátio para os corredores.
Por um lado, a recepção da pré-escola, banhada de luz, direciona as famílias para as salas de aula e oferece uma ampla vista do coração da escola: o playground. Por outro lado, a recepção da escola primária é planejada como um mezanino no corredor. Os dois níveis de alturas diferentes trouxeram energia para este lugar de encontro e troca.
Localizado diretamente em conexão com as duas salas de recepção da escola, o escritório do diretor tem um amplo campo de visão para todo o pátio interno. Sua posição é estratégica, para permitir o contato com as famílias, e também garantir a segurança dentro do complexo escolar. Em torno deste escritório, o centro administrativo da escola primária e o RASED (Rede de apoio especializado aos alunos com dificuldades) são organizados.
O corredor da escola a contorna como uma segunda proteção para as salas de aula. É generoso e oferece vistas tanto para a cidade quanto para os pátios através das salas de aula. Considerado como externo, mas abrigado, este espaço de distribuição e troca tem uma fachada de concreto externa que mantém o material visível em ambos os lados. Todo o isolamento acústico e térmico, assim como as instalações, estão localizados em uma segunda fachada interior entre as salas de aula e os corredores.